BIO

AS net 2 (2).jpg

 

Professor de cursos de graduação e pós-graduação em administração e engenharia de produção. É graduado e mestre pela EAESP-FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas, com certificados de Educação Contínua pela FEA-USP e de Ensino do Método de Estudos de Casos pela Harvard Business School.

 

Suas especialidades profissionais estão focadas em quatro áreas de competência: liderança, planejamento estratégico, mudança & engajamento e negociação & mediação. Realizou nos últimos 25 anos programas de treinamento e conduziu projetos de Desenvolvimento Organizacional, alinhados com os conceitos de Learning Organization, sempre com base em valores humanos e metodologias interativas.

 

Ele tem grande experiência em consultoria graças à trabalhos realizados para organizações privadas e governamentais, nacionais e multinacionais, e sem fins lucrativos. como: Aplysia Tecnologia Ambiental, Bayer CropScience, Fundação Dom Cabral, Grupo Accor, Helisul Aviação, KPMG, Nestlé‚ Petrobras, Sebrae, Sercom, Vale, entre outras. Possui habilidades avançadas de treinamento, comunicação e apresentação, lidando com grupos e desenvolvendo projetos de trabalho em equipe. Com certeza, seu perfil é caracterizado por uma aparência confiante, confiável e autônoma,

 

Coautor do livro Planejamento Estratégico – Fundamentos e aplicações, com Idalberto Chiavenato, em sua 4a edição e publicada em espanhol, também, além de uma edição em inglês projetada para este ano de 2021. Revisor técnico do trabalho de Philip Kotler, Administração de Marketing. Autor de inúmeros artigos, ensaios e pesquisas sobre seus temas focais. Como conferencista viajou pelo Brasil, Angola e Estados Unidos, falando em congressos e seminários, abordando temas relacionados à mediação estratégica, change management e cultura de confiança (trust).
 
Criador do INSEC- Instituto de Estudos para a Cooperatividade, uma sociedade civil de interesse público, cujo objetivo é promover as práticas de cooperação entre as organizações e seus stakeholders (partes interessadas), buscando incentivar a competitividade de uma forma construtiva e de longo prazo, com uma visão que vai além do foco de lucro no curto prazo.
 
Atualmente, vem se destacando como facilitador em sessões de mediação, que é uma das práticas chamadas de Resolução Alternativas de Conflitos – RAD, pelas quais se busca promover a comunicação não-adversial e colaborativa, tratando os conflitos, a partir de uma visão positiva para encará-lo como meio de transformação e evolução, objetivando a harmonia das relações e o respeito aos bons costumes, de modo a manter o relacionamento entre as partes de forma duradouras e próspera, construindo um mundo melhor.
 
São Paulo, janeiro de 2021.